UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

12/07/2010 - 17h57

Primeiras impressões: "Cataclysm" muda radicalmente o MMO "World of Warcraft"

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Siga UOL Jogos
Em "World of Warcraft: Cataclysm", o dragão negro enlouquecido Deathwing sai de seu esconderijo em Deephelm, o plano elemental da terra, e causa uma imensa onda de destruição que muda totalmente a geografia do mundo de Azeroth.

Este é o ponto de partida desta terceira expansão do popularíssimo RPG online sem limite de jogadores, que tem estado em alta desde sua estreia, no já distante ano de 2004.

De certa maneira, este novo pacote funciona como a primeira expansão verdadeira do colosso da Blizzard pois se volta para a reforma de mecânicas, interface e regiões do conteúdo original que não recebem atenção ativa desde o lançamento do primeiro apêndice, "The Burning Crusade", em 2007.

Na versão de testes que o UOL Jogos foi convidado a experimentar, muitos elementos aparecem incompletos, mas já dão uma boa noção do que está por vir. Se você não quer saber o que vai acontecer, principalmente na história, não leia os próximos parágrafos.

Worgen e Goblins aparecem em "World of Warcraft"


As áreas dos dois continentes principais foram totalmente reformuladas e ganharam novas missões, personagens e geografia. The Barrens, por exemplo, foi dividia ao meio por um cânion enquanto Wetlands foi alagada, o que deixou o porto de Menethil completamente destruído. A interface foi alterada para deixar as informações mais coesas e amigáveis para novatos, que agora são guiados por tutoriais que explicam, entre outras coisas, quais habilidades o personagem ganha a cada nível. Há novas combinações de raças e classes, como human hunters, dwarf shamans e tauren paladins.

A história também ganha importantes ramificações, com reviravoltas chocantes e o retorno de figuras queridas da série que até então estavam relegadas ao segundo plano. No lado da Alliance, entre outros acontecimentos, notamos que o rei Magni, o poderoso soberano de Ironforge, a cidade dos dwarves, foi transformado em pedra em um ritual para proteger seu povo do cataclisma. O líder foi substituído por um conselho formado pela princesa Moira, que agora defende os sinistros dark dwarves, e dois grandes heróis da mitologia do jogo, Muradin Bronzebeard, aquele que foi traído por Arthas em "Warcraft III", e Falstad Wildhammer, líder do clã de dwarves da montanha. Enquanto isso, Gelbin Mekkatorque mobiliza seus gnomes para tentar recuperar sua capital Gnomeregan, tomada por seres mutantes.

A Horde sofre ainda mais com mudanças no enredo. A mais chocante é a ausência do carismático líder Thrall no trono de Orgrimmar, que agora é controlada pelo impulsivo Garrosh Hellscream e foi totalmente remodelada, ganhando reforços de metal. Poucos detalhes foram revelados sobre o destino do antigo líder orc, fora seu esforço de resgate de goblins com a ajuda do nobre líder dos taurens, Cairne Bloodhoof. Este segundo, no entanto, tem um fim trágico e deixa em seu lugar o filho Baine no comando da cidade de Thunder Bluff.

Goblins reforçam a Horde

Os goblins são os novos reforços da Horde em "World of Warcraft: Cataclysm". Enquanto a grande maioria da raça é neutra, os goblins de Kezan resolvem escolher um lado da batalha depois de vivenciarem uma grande sucessão de desastres. Com os eventos devastadores causados por Deathwing, o vulcão de Kezan entra em erupção e destrói todo o lugar, o que leva o grupo a fugir pelo mar e, sem querer, entram no meio de uma batalha entre Horde e Alliance. Náufragos, eles são resgatados pelas forças de Thrall e são obrigados a criar uma base no território conhecido como Lost Isles.

A aventura dos goblins começa ainda em Kezan para mostrar o quão politicamente incorretos tais personagens são. Missões envolvem dar choques em escravos, participar de uma espécie de futebol americano com armaduras letais e até mesmo roubar um banco. Referências a filmes como "Zoolander", "Gremlins" e até mesmo "O Falcão Maltês" podem ser facilmente notadas em um cenário que mais parece um bizarro resort, com direito a piscinas e iates. Nesta etapa foi possível usar um calhambeque como montaria.

Veja as primeiras missões dos goblins


Já a segunda parte do início dos goblins acontece depois do naufrágio. Mesmo no drama eles não perdem o jeito irreverente e o humor continua, com missões de resgate de sobreviventes e de reconhecimento do território selvagem. Há uma ótima sensação de aventura como nos clássicos filmes dos anos 50 e 60, o que certamente dá novo sabor ao lado vermelho da guerra.

Entre as classes que goblins podem encarar estão hunters, warlocks, warriors, shamans, mages, priests ,rogues e death knights. Seus poderes raciais incluem uma espécie de super-salto e um ataque especial, no qual é possível atirar um grande foguete contra o inimigo.

Worgen na Alliance

Enquanto o início dos goblins é recheado de humor, o começo da carreira dos Worgen é bem sério. Com um clima sombrio, de ar vitoriano, o jogador descobre que o reino de Gilneas, que permaneceu isolado durante todos esses anos de "World of Warcraft", está sob a mira dos Forsaken. Para piorar, a população é atacada pelos homens-lobo do mago insano Arugal e alguns contraem sua terrível maldição.

Em primeiro momento o personagem aparece como humano, mas depois que pega a doença durante uma das missões, logo se transforma no gigante lobisomem. Os poderes de monstro acabam por reforçar as defesas de Gilneas contra um brutal ataque da esquadra dos mortos-vivos e, pouco mais tarde, druidas da Alliance aparecem para ajudar e lançam mão de um encanto para ajudar os amaldiçoados a controlar sua nova condição.

Assim, fora de combate, é possível voltar a ser humano novamente, para fins estéticos. Em lutas, automaticamente o personagem volta a ser lobisomem. No que foi mostrado, o Worgen começa com um dash, que permite correr mais rápido durante alguns segundos. Tal raça é capaz de encarar os papéis de druids, hunters, mages, warlocks, rogues, warriors, priests e death knights.

Veja as missões protagonizadas pelos Worgen


Rumo ao nível 85

Até o momento na fase de testes só é possível experimentar duas áreas de alto nível, para aqueles personagens que estiverem entre levels de 78 a 82. Uma delas é Mount Hyjal, que foi palco para o clímax de "Warcraft III: Reign of Chaos", enquanto a outra é a cidade submersa de Vashj'ir.

O primeiro local é um verdadeiro paraíso para os fanáticos pela mitologia da série, pois traz de volta alguns personagens muito importantes. Ali está Nordrassil, a árvore da vida dos night elves, que quase foi destruída em "Warcraft III" pelo vilão Archimonde. Para salvá-la, o herói Malfurion Stormrage sacrificou a imortalidade de sua raça e permaneceu fora dos holofotes até hoje, perdido na dimensão conhecida como Emerald Dream.

Jogadores agora descobrem que Nordrassil está recuperada, mas sob mira de ninguém menos que Ragnaros, o elemental de fogo que aterrorizou guildas inteiras em "World of Warcraft". Com isso, Malfurion ressurge para comandar as tropas de outro herói da série, Cenarius, para defender o local mais uma vez. Claro, os usuários ajudam na batalha com várias missões em uma região colorida e cheia de vida.

A exploração de Vashj'jr começa de maneira diferente. Nas capitais os jogadores recebem missões que os convocam a entrar em navios mercenários para um confronto em alto mar. A viagem, no entanto, é interrompida por uma emboscada dos temidos Nagas, que usam um polvo gigante para destruir as embarcações.

Assim, parte das missões ocorrem debaixo da água para salvar náufragos e derrotar os seres aquáticos, que parecem servir a Neptulon, o elemental da água. Bônus que permitem nadar mais rápido e até montarias aquáticas esperam os jogadores, que podem finalmente ver o refúgio de Lady Vashj, antiga vilã da franquia que deu as caras em "World of Warcraft" na expansão "The Burning Crusade".

A lista de adições e novidades não para por aí, mas a versão de testes ainda é bastante limitada. Vídeos não estão presentes, assim como músicas, itens e algumas animações. A Blizzard está atualizando aos poucos enquanto trabalha na correção de erros e polimento de novos efeitos gráficos, que agora suportam também Directx 11. Ainda parece cedo para esperar o lançamento oficial, mas o que foi mostrado até o momento indica que "Cataclysm" será a expansão mais importante até hoje para o popular RPG online.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host